A expansão da educação infantil nas políticas públicas e o direito à educação de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p91-106Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Educação Infantil, QualidadeResumo
Este artigo discute as políticas educacionais de expansão da educação infantil com qualidade e analisa o cenário atual da oferta desta etapa educacional. Apoia-se em pesquisa bibliográfica; nos argumentos teóricos de Kuhlmann Júnior (1998, 2000), Rosemberg (2002, 2003), Campos (2002) e Kramer (1995, 2006) - entre outros - e usa como metodologia o ciclo de políticas de Ball &Bowe (1992) e Ball (1994), à luz dos estudos de Mainardes (2006). As análises evidenciam que as matrículas nas instituições de educação infantil aumentaram e mesmo sem atingir a meta de universalização da pré-escola conforme o proposto pelo PNE (2014-2014) com prazo bastante curto, a questão da qualidade na educação infantil começa a aparecer como um fator importante para a concretização do direito à educação e evidencia um grande desafio às políticas educacionais.
Recebido em: 08/08/2020.
Aprovado em: 23/11/2020.
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