Educação comunitária: promovendo a construção da cidadania no bairro Ferradura Mirim

Autores/as

  • Antonio Francisco MARQUES
  • Rita Melissa LEPRE
  • Vera Lúcia Messias Fialho CAPELLIN
  • Paula Alessandra BONFIM

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.644

Palabras clave:

Cidadania. Consciência crítica. Transformação social.

Resumen

A educação comunitária é fundamental no desenvolvimento das condições de vida digna para o ser humano, principalmente quando se enfoca a alteridade, o saber colocar-se no lugar do outro. Nesse sentido, apresentamos o relato de experiência de um projeto de pesquisa e extensão interdisciplinar, na perspectiva social e comunitária – por meio do método dialético da ação-reflexão-ação – objetivando a transformação de uma realidade social. Participam dos encontros semanais, professores, graduandos do curso de Pedagogia e de Psicologia da Unesp/Bauru e 22 jovens, com idade entre 15 e 23 anos, de um bairro carente da cidade, conhecido como Ferradura Mirim. A idealização do projeto surgiu da parceria entre a universidade e uma ONG que atua no bairro, visando desenvolver ações educativas na perspectiva da cidadania e da construção da autonomia com um grupo de adolescentes. Criamos espaço de reflexão para discussões e trocas de experiências sobre questões ligadas à realidade dos participantes. Como recursos metodológicos foram utilizados vídeos, músicas, textos, e vivenciadas dinâmicas de grupo. Os resultados parciais das atividades desenvolvidas apontam aspectos positivos para a formação dos alunos extensionistas, para as práticas dos professores envolvidos, bem como para esses adolescentes do bairro. Este artigo expressa nosso desejo de socializar essa experiência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MARQUES, A. F., LEPRE, R. M., CAPELLIN, V. L. M. F., & BONFIM, P. A. (2021). Educação comunitária: promovendo a construção da cidadania no bairro Ferradura Mirim. Educação Em Revista, 10(1), 63-80. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.644