A diversidade no curso de Pedagogia no Brasil: construção de uma experiência para os direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.641Palabras clave:
Educação. História da Pedagogia. Diversidade Cultural. Direitos Humanos.Resumen
O presente artigo objetivou analisar a diversidade cultural no Curso de Pedagogia, no Brasil, acreditando-se que, pela educação, pode-se compreender e praticar os direitos humanos, a fim de que todos possam viver juntos, em uma sociedade multicultural, respeitandose uns aos outros. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada na análise de alguns suportes legais, considerando a LDB n. 9.394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Resolução CNE/CP nº 1 e Parecer CNE/ CP nº 5/2005, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, entre outros. Os resultados apontam que ao Curso de Pedagogia atribui-se a responsabilidade pela formação de professores, preparando esses profissionais para o exercício de sua profissão, bem como para a atuação com a questão da diversidade, presente na sociedade brasileira, e, assim, colocar em prática a Declaração dos Direitos Humanos. Portanto, é fundamental que os cursos de Pedagogia cumpram a legislação que os normatiza, formando educadores conscientes da necessidade de inserir a diversidade cultural nas suas práticas pedagógicas, integrando teoria e prática, com o objetivo de exercer o seu papel de transformação da educação e da sociedade.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.