Educação geral ou especial? Um foco na sala de recursos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n2.637Palabras clave:
Educação. Educação Especial. Inclusão. Exclusão. Sala de Recursos.Resumen
Este artigo indaga a respeito da relação entre Educação geral ou especial, apontando elementos do aspecto segregacionista que tem sido dado à Educação Especial, suscitando reflexões acerca da forma de pensar a educação. Em muitas escolas da rede de ensino, tem sido preconizado um atendimento individualizado a alunos com necessidades educacionais especiais, não os compreendendo, em primeira instância, como seres humanos que fazem parte de um grupo social. Essa visão dicotômica contém em si dois conceitos que interagem dialeticamente – o de inclusão e o de exclusão. Compreendê-los como parte de um sistema social e político, criado por meio das diferenças e de um caráter homogeneizador, explica, por exemplo, a criação de apoios especializados, dentre eles a Sala de Recursos, um elo amenizador entre esses dois posicionamentos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.