Educação geral ou especial? Um foco na sala de recursos

Autores/as

  • Lúcia Cristina Dalago BARRETO
  • Áurea Maria Paes Leme GOULART

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n2.637

Palabras clave:

Educação. Educação Especial. Inclusão. Exclusão. Sala de Recursos.

Resumen

Este artigo indaga a respeito da relação entre Educação geral ou especial, apontando elementos do aspecto segregacionista que tem sido dado à Educação Especial, suscitando reflexões acerca da forma de pensar a educação. Em muitas escolas da rede de ensino, tem sido preconizado um atendimento individualizado a alunos com necessidades educacionais especiais, não os compreendendo, em primeira instância, como seres humanos que fazem parte de um grupo social. Essa visão dicotômica contém em si dois conceitos que interagem dialeticamente – o de inclusão e o de exclusão. Compreendê-los como parte de um sistema social e político, criado por meio das diferenças e de um caráter homogeneizador, explica, por exemplo, a criação de apoios especializados, dentre eles a Sala de Recursos, um elo amenizador entre esses dois posicionamentos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BARRETO, L. C. D., & GOULART, Áurea M. P. L. (2021). Educação geral ou especial? Um foco na sala de recursos. Educação Em Revista, 9(2), 93-112. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n2.637