Ludicidade. Pedagogia do movimento – vestíbulos do desporto: uma experiência vivida ao lado de crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.606Palabras clave:
motricidade humana, desportos, construção de praxias corporais.Resumen
este é um estudo voltado para a criança dentro de um contexto lúdico, que, por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva, com os pesquisadores atuando na forma de observadores/participantes, buscou elaborar atividades de natureza lúdica desenvolvidas a partir de brincadeiras semi-estruturadas e culturalmente utilizadas por crianças de 9 a 11 anos, que freqüentam a 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola de Mandaguari – PR. Os objetivos visam mostrar que as brincadeiras infantis representam um dos caminhos que o professor pode utilizar para desenvolver eupraxicamente a aprendizagem dos desportos e ao mesmo tempo possibilitar à criança momentos de construção do seu equilíbrio, de sua gestualidade e de busca da harmonia corporal, ampliação e enriquecimento de seu pensamento simbólico. Foram utilizados jogos e brincadeiras como a Bola Queimada, Pula Corda, Amarelinha, Peteca, dentre outras, pois essas atividades ligam-se com a coordenação dos movimentos e aos diferentes equilíbrios da criança, no sentido de saltar, correr, equilibrar, escalar, descer e outras ações que devem fazer parte de um eixo estrutural traduzido aqui como um trabalho voltado à Educação Física. O processo de educar pelo jogo e brincadeiras não significa que vamos aprender ou saber mais futebol ou matemática ou português. Mas significa uma ação professoral e estudantil embasada no lúdico que educa para sermos mais humanos. A contribuição desse trabalho, relacionado ao processo ludopedagógico, volta-se não só para formar homens inteligentes, visando intervir e/ ou transformar os problemas atuais do mundo, mas contribuir também para preparar o ser humano a enfrentar novos desafios científicos e tecnológicos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.