FERNANDO DE AZEVEDO: O DELINEAMENTO DE UM HUMANISMO PEDAGÓGICO PARA FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA POLÍTICO EDUCACIONAL, SUAS FONTES E ASSERÇOES

Autores/as

  • Catharina Edna Rodriguez ALVES¹
  • Pedro Angelo PAGNI²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.589

Palabras clave:

humanismo, política e educação.

Resumen

o foco temático deste trabalho é delinear o humanismo pedagógico de Fernando de Azevedo, para, assim, fundamentar as propostas políticas educacionais desse sociólogo educador. Desse modo, pretende-se elucidar aqui esse processo de elaboração da concepção de humanismo defendida por Fernando de Azevedo, em torno da qual fundamenta o seu discurso político-educacional e pedagógico, assim como os motivos pelos quais ela se explicita de forma mais evidente a partir dos anos 1945, ganhando centralidade em seu pensamento e uma maior clarividência das fontes teóricas nas quais se inspira.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Catharina Edna Rodriguez ALVES¹
     

Publicado

2021-09-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ALVES¹, C. E. R., & PAGNI², P. A. (2021). FERNANDO DE AZEVEDO: O DELINEAMENTO DE UM HUMANISMO PEDAGÓGICO PARA FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA POLÍTICO EDUCACIONAL, SUAS FONTES E ASSERÇOES. Educação Em Revista, 5(1), 23-34. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.589