EDUCAÇÃO E CIDADANIA E A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT

Autores/as

  • Claudio Domingos FERNANDES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3300

Palabras clave:

Autoridade - Natalidade, Hannah Arendt, Educação, Política

Resumen

O presente artigo articula a relação entre os conceitos de cidadania e educação a partir de texto de Silvio Gallo, para quem a tarefa da educação é preparar para a cidadania e de Hannah Arendt que encontra na natalidade, o fato de seres novos nascerem para um mundo já constituído, a essência da educação e promove uma cisão radical entre Educação e Política, combatendo a politização da educação. Dessa relação decorre que a formação para a cidadania é contribuir para que os "recém-chegados" se apropriem desse mundo que lhes é legado, possibilitando assim que futuramente assumam a responsabilidade por ele. Essa contribuição deve escapar a ingerência doutrinaria e ideológica, resguardando a singularidade de cada um que é uma novidade para o mundo e, por isso, é, a princípio, capaz de transformá-lo, começando algo novo. O educador assume papel fundamental, é seu compromisso para com o mundo, traduzido amor pelo mundo, que lhe confere autoridade epode propiciar às crianças e aos jovens a possibilidade de desenvolver sua singularidade, contribuindo assim para que futuramente possam de fato realizar o dom da liberdade, renovando o mundo que herdaram.

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Publicado

2021-09-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FERNANDES, C. D. (2021). EDUCAÇÃO E CIDADANIA E A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT. Educação Em Revista, 14(1), 65-78. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3300