EDUCAÇÃO E CIDADANIA E A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3300Palabras clave:
Autoridade - Natalidade, Hannah Arendt, Educação, PolíticaResumen
O presente artigo articula a relação entre os conceitos de cidadania e educação a partir de texto de Silvio Gallo, para quem a tarefa da educação é preparar para a cidadania e de Hannah Arendt que encontra na natalidade, o fato de seres novos nascerem para um mundo já constituído, a essência da educação e promove uma cisão radical entre Educação e Política, combatendo a politização da educação. Dessa relação decorre que a formação para a cidadania é contribuir para que os "recém-chegados" se apropriem desse mundo que lhes é legado, possibilitando assim que futuramente assumam a responsabilidade por ele. Essa contribuição deve escapar a ingerência doutrinaria e ideológica, resguardando a singularidade de cada um que é uma novidade para o mundo e, por isso, é, a princípio, capaz de transformá-lo, começando algo novo. O educador assume papel fundamental, é seu compromisso para com o mundo, traduzido amor pelo mundo, que lhe confere autoridade epode propiciar às crianças e aos jovens a possibilidade de desenvolver sua singularidade, contribuindo assim para que futuramente possam de fato realizar o dom da liberdade, renovando o mundo que herdaram.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.