EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CIDADANIA: UMA LEITURA DA AÇÃO POLÍTICA DO POVO “RESSURGIDO” ARANÃ

Autores/as

  • Vera Lúcia Soares de ARAÚJO, Levino BERTAN

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3298

Resumen

A pesquisa intitulada "Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo 'ressurgido' Aranã" teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos "ressurgidos", a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das Organizações Não Governamentais (ONGs) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identiicamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oicialidade a etnia. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos signiicativos na cidadania. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizaram-se duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação cientíica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Levino BERTAN, V. L. S. de A. (2021). EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CIDADANIA: UMA LEITURA DA AÇÃO POLÍTICA DO POVO “RESSURGIDO” ARANÃ. Educação Em Revista, 14(1), 37-52. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3298