A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: REFLEXÕES ACERCA DO ROMPIMENTO DE PARADIGMAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3286Palabras clave:
Escola, Família, Serviço Social, Gestão Participativa, LimitesResumen
As diversas concepções existentes em nossa sociedade, ora contém valores mantidos no seio das relações sociais, ora são valores construídos pelos eventos políticos, econômicos e sociais, como pelos contextos que determinaram o rumo dessas relações e como foram percebidas pelos indivíduos. Diante disso, os posicionamentos existentes sobre os limites entre escola e família, algo pouco esclarecido, muitas vezes anulam a troca de saberes entre as instituições, frustrando perspectivas de melhoria para a gestão participativa, um necessário processo para a formação de um conhecimento pautado pelas questões sociais em que a família e a escola estão imersas. A necessidade deste estudo foi sentida durante realização de uma pesquisa para obtenção do título de bacharel em Serviço Social, a respeito da inserção do Serviço Social nas escolas, como mediador entre família e escola, a im de que ambas possam ter sua participação garantida na gestão escolar – o que é previsto na legislação atual. No entanto, algumas questões não-resolvidas a respeito dos papéis sociais da família e da escola, como também do âmbito escolar, traduzem como os conceitos de limites da esfera psicossocial determinam que essas instituições não se aproximem. Portanto, este estudo vem esboçar os resultados obtidos a partir desta pesquisa realizada em 2011.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.