O Conselho Escolar como Instrumento de Articulação e Mediação da Gestão Democrática em Escolas Municipais de Manaus

Autores/as

  • Rosana Socorro Cavalcante de Souza Dutra

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2809

Palabras clave:

Conselho Escolar, Educação, Gestão Democrática

Resumen

Este trabalho traz como temática o Conselho Escolar como instrumento de articulação e mediaçãoda gestão democrática em escolas públicas municipais de Manaus. O Conselho é um órgão colegiado composto pela comunidade escolar, representantes de pais, alunos, professores, funcionários administrativos e por representante da comunidade local. Esse órgão tem como atribuição tratar sobre questões pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da unidade educativa. Com a criação desse colegiado, cria-se um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais que visa favorecer a cultura da gestão democrática. O estudo proposto tem como objetivo compreender a atuação do Conselho Escolar enquanto instrumento de articulação e mediação da gestão democrática. O Conselho Escolar na gestão da educação constitui uma trajetória que precisa ser melhor conhecida por todos aqueles que compõem o campo educacional, mas para tanto, faz-se necessário compreendermos o significado atual dos conselhos na estrutura de gestão das organizações públicas.

Publicado

2021-09-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O Conselho Escolar como Instrumento de Articulação e Mediação da Gestão Democrática em Escolas Municipais de Manaus. (2021). Educação Em Revista, 13(1), 63-80. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2809