EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS - DIFICULTADES SOCIOECONÓMICAS PARA LA PERMANENCIA EN LA ESCUELA.
as dificuldades socioeconômicas para a permanência na escola
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p107Palabras clave:
Evasão escolar, Comunidade ribeirinha, AmazôniaResumen
O presente trabalho tem por objetivo abordar as dificuldades enfrentadas por alunos que estão matriculados na terceira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Igarapé–Miri, interior do estado do Pará. Com base nos resultados coletados em entrevistas realizadas com os próprios estudantes, buscaremos demonstrar que muitas das dificuldades vivenciadas por esses discentes estão relacionadas a aspectos sociais e econômicos, os quais contribuem decisivamente para a permanência na escola – mais do que fatores relacionados à instituição de ensino em si. Além do mais, algumas das dificuldades socioeconômicas enfrentadas pelos estudantes estão diretamente atreladas a especificidades dos contextos sociais, étnico s e regionais: estamos falando de sujeitos reconhecidos enquanto ribeirinhos, possuidores de demandas que lhes são próprias.
Descargas
Referencias
AFRO, Luana Leão; MELO, Ferdinando Santos de.; FLORES, Tânia Maria Dantas. Movimentos sociais e educação de jovens e adultos: alguns apontamentos históricos. In: Oitavo Encontro Internacional de Formação de Professores e Nono Fórum Permanente de Inovação Educacional. Vol. 8, N. 1, Anais do evento, 2015. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/viewFile/1633/78. Acessado em 24 de abril 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar. 2003.
CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos: práticas pedagógicas e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
CARDOSO, Maria, Barbara. Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Supremo Tribunal Federal. Secretaria de Documentação, 2019. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acessado em: 19/02/2021.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro: n. 14, mai./jun./jul./ago., 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Senado Federal: Brasília, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acessado em: 26/04/2021.
MAURER, Mirian Lucia Santos; BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. A evasão escolar sob os diversos olhares dos diferentes agentes da prática pedagógica. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE: v. 1, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_gestao_artigo_mirian_lucia_santos.pdf. Acessado em 15/06/2021.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. Entrevista com Zigmunt Bauman. In: Tempo social. São Paulo: v.16, n.1, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12427/14204 . Acessado em: 15/06/2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 7ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
YIN, R. K. Pesquisa de estudo de caso: design e métodos. London: Sage, 1984.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.