The Pedagogical Rurality Appropriation and the Rural School Materiality in the State of Sergipe (1947 – 1951)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.02.p9Keywords:
Pedagogical Rurality, Rural school, School materialityAbstract
This present work has as a goal to understand the appropriation of the politicians and educators’ rural thinking in the state of Sergipe, as well as the transformation of the rural schools’ materiality in the time that comprises from 1947 - 1951. Therefore, we considered as sources the oral reports of five retired professors that were found through the research project Memória Oral da Educação Sergipana. To accomplish these interviews we used the Oral History method, following the experiments made by Alberti (2012). We also used, among other things, as sources Messages from the state’s Governors, publications from the Revista Brasileira de Pedagógicos (RBEP), the work Educação em Sergipe from author Nunes Mendonça, Acrísio Cruz’s publication and photographs. Lastly, we can consider that the pedagogical rurality appropriation in Sergipe – above all by the innovations of school materiality – bump into the continuities and resistance that were once related to the way in which the school subjects welcomed the officially dictated propositions, once there were tensions between the state’s imposing rules and the subject’s actions, mediated by the conditions of one another inside the school renovation process.
Recebido em: 05/12/2016.
Aprovado em: 21/02/2018.
Downloads
References
ANDRADE, E. R. B. Relato oral sobre sua história de vida. Entrevista concedida a Rony Rei do Nascimento Silva. São Cristóvão, 22 fev. 2013.
ARAGÃO, M. L. S. Relato oral sobre sua história de vida. Entrevista concedida a Cássia Valéria de Rezende. Gararu, 19 jul. 2012.
ARAÚJO, J. V. P. de. Ruralismo pedagógico e escolanovismo em Goiás na primeira metade do século XX: o Oitavo Congresso Brasileiro de Educação. 217f. Tese (Doutorado) –, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, 2012.
ÁVILA, V. P. da S. de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921 – 1952): uma abordagem comparada. 215f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2013.
BATISTA, A. A. G; GALVÃO, A. M. de O. Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história. 1. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
BARRETO, L. A. Personalidades sergipanas. Aracaju: Typografia Editorial, 2007.
BARRETO, L. A. Entrevista com José Ribeiro Filho. In: BARRETO, L. A. (Org.). Acrísio Cruz Antologia. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura, p. 180-191, 2006.
BERGER, M. A. O ensino rural e a atuação do intelectual Acrísio Cruz. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 36, p. 165-173, jul./dez. 2011.
BRASIL. Decreto-Lei n. 8.529 de 2 de janeiro de 1946a. Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/legislacao/publicacoes/republica>. Acesso em: 16 fev. 2018.
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.058, de 31 de agosto de 1946b. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/legislacao/publicacoes/republica>. Acesso em: 16 fev. 2018.
CASTRO, R. X. S.; SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Cultura material da escola: entram em cena as carteiras. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 207-224, jan./abr. 2011.
CUNHA, A. M. Notas iniciais sobre Robert King Hall e as missões culturais norte-americanas no Brasil (1940 – 1950). Boletim Historiar, Aracaju, n. 10, jul./ago. 2015, p. 13- 19.
DUTRA, E. G. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República. Eurico Gaspar Dutra na abertura da sessão legislativa (1947). In: BRASIL. A educação nas mensagens presidenciais (1890 – 1986). Brasília Inep, vol. 1. p. 155-163.
ELEOTÉRIO, M. J. de C. Relato oral sobre sua história de vida. Entrevista concedida a Rony Rei do Nascimento Silva. Itaporanga D’Ajuda, 14 jan. 2013.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-44, 2001.
HALL, R. K. Observações e impressões sobre o ensino rural no Brasil. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v.14, n. 38, jan./abr. 1950.
MENNUCCI, S. A crise brasileira de educação. São Paulo: Piratininga, 1934. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/sudeducacao.html. Acesso em: 23 jan. 2015.
MENDONÇA, J. A. N. A educação em Sergipe. Aracaju: Livraria Regina Ltda., 1958.
MONARCHA, C. Cânon da reflexão ruralista do Brasil: SudMennucci. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.). Educação rural em perspectiva internacional: instituições, práticas e formação do professor. Ijuí/RS: Unijuí. p. 7-21, 2007.
MORAES, A. I. D. Ensino primário tipicamente rural no Estado de São Paulo: um estudo sobre as Granjas Escolares, os Grupos Escolares Rurais e as Escolas Típicas Rurais (1933 – 1968). 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, Marília, 2014.
PEREIRA, M. A. F. A crise da educação brasileira: Problema da educação rural (São Paulo, década de 1930). História da Educação - RHE, Porto Alegre, n. 15, p. 74-99, 2011.
PRADO, A. A. Ruralismo pedagógico no Brasil do Estado Novo. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, n. 4, p. 5-27, 1995.
SANTOS, R. A dos. Relato oral sobre sua história de vida. Entrevista concedida a Rony Rei do Nascimento Silva e Laísa Dias Santos. Poço Verde. 30 nov. 2012.
SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa Estadual por ocasião da abertura da sessão legislativa de 1948, pelo Dr. José Rollemberg Leite, governador do estado de Sergipe. Aracajú: Diretoria Geral Do Departamento de Educação. 1948. Material não publicado.
SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa Estadual por ocasião da abertura da sessão legislativa de 1949, pelo Dr. José Rollemberg Leite, governador do estado de Sergipe. Aracajú: Diretoria Geral Do Departamento de Educação. 1949. Material não publicado.
SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa Estadual por ocasião da abertura da sessão legislativa de 1950, pelo Dr. José Rollemberg Leite, governador do estado de Sergipe. Aracajú: Diretoria Geral Do Departamento de Educação. 1950. Material não publicado.
SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa Estadual por ocasião da abertura da sessão legislativa de 1951, pelo Dr. José Rollemberg Leite, governador do estado de Sergipe. Aracajú: Diretoria Geral Do Departamento de Educação. 1951. Material não publicado.
SILVA, M. L. B. da. Relato oral sobre sua história de vida. Entrevista concedida a Cacia Valeria de Rezende. Poço Redondo, 19 jun. 2011.
SILVA, V. L. G. da; JESUS, C. M. de; KINCHESCKI, Ana Paula de Souza. Cultura Material da escola em mensagens presidenciais: entre o dito e o não dito (Santa Catarina –1874 a 1930). Sæculum – Revista de História; n. 22. João Pessoa, jan./ jun. 2010.
SILVA, V. L. G. Objetos em viagem: discursos pedagógicos acerca do provimento material da escola primária (Brasil e Portugal, 1870 – 1920). Revista brasileira de história da educação. Campinas/SP, v. 33, n. 3, p. 207-233, set./dez. 2013.
SOUZA, R. F. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTA, Marcus Levy (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, p. 163-189, 2007.
SOUZA, R. F. História da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930 – 1961). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, julho 2010. Material não publicado.
SOUZA, R. F. História da escola primária rural no estado de São Paulo (1931 – 1968): Circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 2013. Material não publicado.
SOUZA, R. F. Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: PR, SP, MG, RJ, MS, MT, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 2016. Material não publicado.
SOUZA, J. E. Nunes Mendonça: um escolanovista sergipano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Educação no Brasil: História e Historiografia. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/078_josefa.pdf . Acesso em: 16 fev. 2018.
SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no estado de São Paulo, 1890 – 1910. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.
SOUZA, R. F.; ÁVILA, V. P. S. As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931 – 1947). História da Educação - RHE, Porto Alegre, n. 43, p. 9-28, 2014.
TELES, J. S. S. Relato oral sobre sua história de vida. Entrevista concedida a Laísa Dias Santos e Luzianne dos Santos. Rosário do Catete. 24 abr. 2013.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VALENÇA, C. de A. Civilizar, regenerar e higienizar: a difusão da pedagogia moderna em Sergipe: a contribuição de Helvécio de Andrade (1913 – 1935). São Cristóvão. UFS. 2006.
VICENTINI, P. P.; GALLEGO, R. C. Escolas primárias urbanas e rurais: um estudo dos debates acerca de suas especificidades na organização do sistema de ensino paulista (1890 – 1945). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A Educação e seus sujeitos na história. 4, 2006, Goiás, Anais... Goiânia, 2006.
VICENTINI, P. P. ; LUGLI, R. S. G. Sud Mennucci (verbete). In: Dicionário de educadores no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/ Inep, 2002. p. 465-466.
VIVIANE, M. L.; GIL, N. de L. A expansão e a eficiência da escola rural em São Paulo: atuação e posicionamentos de Almeida Jr. a partir de estatísticas oficiais. Revista Educação, Porto Alegre, n. 15, p. 147-170, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.