FRAGO, Antonio Viñao. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.675Abstract
Esta obra trata da passagem das culturas orais para as culturas escritas, da interação entre oralidade, imagem e escrita e da alfabetização como campo de pesquisa. Esses temas, no entanto, não constituem preocupação exclusiva de Viñao Frago em relação à realidade espanhola. Pelo contrário, pode-se constatar que, nas últimas décadas do século XX, autores americanos, espanhóis, portugueses e ingleses têm enfocado a história da alfabetização como uma análise sócio-histórica das mudanças da mente humana. Tal é a afirmação de Frago que explica o deslocamento da atenção dos estudiosos do analfabetismo para o processo de alfabetização, seus agentes, suas maneiras de atuação, seus aliados e adversários. Esse deslocamento teve como conseqüência o recurso a outros aspectos do campo de investigação tais como: fatores ideológico-culturais, relação oralidade-escrita, outros tipos de linguagem e as comparações entre diferentes culturas. Apresenta, assim, pontos que caracterizam a história dos processos de comunicação humana. São eles: a existência da linguagem oral; o tipo de linguagem oral usado; a possibilidade da representação gráfica da fala; o surgimento do signo gráfico (linguagem icônica); o tipo de escrita correspondente à fala.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.