Direitos humanos e instrução pública segundo Condorcet
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n1.661Keywords:
Direitos Humanos. Cidadania. Instrução pública. CondorcetAbstract
Condorcet (1743-1794) é um autor ligado à história da instrução pública e da formação do cidadão republicano. O presente texto analisa a relação entre direitos do homem e instrução pública, em sua obra. A partir de uma análise dos direitos humanos, para o autor, é apresentada sua ideia de instrução pública como uma forma de articular o epistêmico, o jurídico e o pedagógico. Mostra-se como ele concebeu o que se chama de currículo escolar, indicando que se trata de uma arte de equilibrar o saber universal, tal como ele se encontra elaborado, num dado momento, e o saber elementar, processo do qual depende o direito à perfectibilidade humana.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.