Princípios democráticos, ação comunicativa e gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.640Keywords:
Educação. Democracia. Ação Comunicativa. Gestão Democrática.Abstract
este texto é parte da dissertação desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Seu objetivo é discutir alguns princípios da razão comunicativa e da democracia, e como eles podem fazer-se presentes na gestão da escola. Parte de análise sobre a racionalidade comunicativa. Aborda alguns princípios da democracia participativa e da democracia representativa e, finalmente, discute a gestão democrática na escola. No texto, gestão democrática é entendida como processo através do qual pode ocorrer a aprendizagem da democracia, a fim de se repensar as estruturas de poder autoritário que permeiam as relações sociais e as práticas educativas. Conclui-se entendendo que, em tempos nos quais o liberalismo econômico incita ao individualismo, à meritocracia, à competição, submetendo a humanidade ao mercado transnacional, além da compreensão da crise, são necessárias alternativas que nos façam vislumbrar caminhos de enfrentamento. A vivência democrática e a ação comunicativa na gestão escolar podem ser meios para a formação de novos sujeitos políticos, que compreendam a dimensão da coletividade que necessita colocar-se acima do domínio privado. Entretanto, o artigo termina questionando quais as reais possibilidades de engendrar uma lógica comunicativa, no atual sistema. Em relação à metodologia utilizada, trata-se de pesquisa bibliográfica.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.