Um olhar histórico sobre a gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2007.v8n1.616Keywords:
administração, gestão escolar, formas de escolha dos diretores das escolas públicas brasileiras.Abstract
o presente trabalho discute questões importantes para uma compreensão inicial a respeito da gestão pública educacional, abordando pontos como definições e argumentos sobre a idéia geral de gestão, os grandes paradigmas da administração, as especificidades da administração escolar, a legislação educacional vigente e a gestão da escola, democracia e participação, bem como as formas de escolha do diretor de escola, presentes na literatura e prática das instituições de ensino do contexto atual. Este texto parte do enfoque histórico e político para apresentar uma breve análise e posicionamento do autor frente ao desafio de garantir uma gestão democrática, participativa e emancipatória para todas as escolas públicas brasileiras.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.