Uma poética do ensino¹
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.601Abstract
A idéia de uma poética do ensino contribui para uma visão holística do trabalho. Tal idéia considera o ensino maior do que a mera soma de suas partes funcionais, tais como a preparação do currículo, a administração educacional e a avaliação da aprendizagem do aluno. Uma visão holística do ensino reúne ao mesmo tempo as dimensões estéticas, intelectuais e morais dessa atividade, que normalmente são abordadas separadamente, quando o são, tanto na pesquisa quanto na prática. Ao servir a essa função, a poética do ensino esclarece a nossa representação do que o trabalho oferece a quem desenvolve essa atividade. A poética chama a atenção para como o ensino pode enriquecer a vida do professor, mesmo enquanto ele procura aprofundar e ampliar o conhecimento, a compreensão e o desempenho dos estudantes. A poética também esclarece por que a oferta do ensino ocorre somente se o professor se entrega e se torna receptivo a tal atividade, uma tarefa que apela tanto à disposição pessoal quanto à preparação formal do docente.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.