Subjetividade, memória, experiência: sobre a infância em alguns escritos de walter Benjamin e Theodor w. Adorno¹
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.598Keywords:
infância e filosofia, formação, teoria crítica, Adorno, Theodor W., Benjamin, W.Abstract
ocupo-me do tema da infância e algumas de suas expressões nas obras de Adorno e Benjamin. Começo pelo último, apresentando um conjunto de reflexões sobre infância e da experiência, tomando para leitura e interpretação de aforismos que compõem Infância berlinense por volta de 1900, um texto que simultaneamente completa/se justapõe/contradiz os ensaios sobre Charles Baudelaire. Depois retomo Ador no, que igualmente se ocupou do tema da infância entrelaçando, como Benjamin, memória e história e, nas suas narrativas, um momento utópico ao tomar-lhe o pulso em sua crítica da racionalidade instrumental e da frieza burguesa. Expressão de uma dialética do esclarecimento, a infância é, para ambos, momento de riqueza experiencial, matriz do trabalho da memória que compõe e rivaliza com a razão, por onde a criança tece seus conceitos, desloca-se por seus labirintos: as casas, os móveis, o barro, as árvores, os sentimentos – o amorDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.