As aporias do projeto moderno: considerações à luz do pensamento de Adorno

Authors

  • Eliete Martins CARDOSO¹
  • Eduardo O. ELIAS²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.596

Keywords:

teoria crítica, esclarecimento, emancipação, alienação.

Abstract

o presente ensaio apresenta uma reflexão relativa às aporias do Projeto Moderno e suas implicações no campo da ética e da educação. A hipótese que aqui defendemos é a de que a unidimensionalidade da sociedade administrada só pode ser modificada por meio da reflexão filosófica. O referencial teórico adotado vincula-se às teses adornianas, que buscam uma moral pela autocrítica da razão. Nesse sentido, nosso objetivo é, em princípio, resgatar o debate sobre o esclarecimento, enquanto fonte de progresso inequívoco. No final do século XVIII, Kant argumentava que caminhávamos lentamente para um período de esclarecimento e que faltava muito para que os homens pudessem ser considerados indivíduos emancipados. A crítica da razão, realizada por Adorno, demonstra que aquele esclarecimento ainda não se consolidou, ao contrário, visto o “encantamento” que o avanço tecnológico tem provocado nos seres humanos, sobretudo, naqueles responsáveis pela educação (área na qual se constata crescente processo da alienação social)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Eliete Martins CARDOSO¹
      

Published

2021-09-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CARDOSO¹, E. M., & ELIAS², E. O. (2021). As aporias do projeto moderno: considerações à luz do pensamento de Adorno. Educação Em Revista, 6(1), 23-36. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.596