As aporias do projeto moderno: considerações à luz do pensamento de Adorno

Authors

  • Eliete Martins CARDOSO¹
  • Eduardo O. ELIAS²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.596

Keywords:

teoria crítica, esclarecimento, emancipação, alienação.

Abstract

o presente ensaio apresenta uma reflexão relativa às aporias do Projeto Moderno e suas implicações no campo da ética e da educação. A hipótese que aqui defendemos é a de que a unidimensionalidade da sociedade administrada só pode ser modificada por meio da reflexão filosófica. O referencial teórico adotado vincula-se às teses adornianas, que buscam uma moral pela autocrítica da razão. Nesse sentido, nosso objetivo é, em princípio, resgatar o debate sobre o esclarecimento, enquanto fonte de progresso inequívoco. No final do século XVIII, Kant argumentava que caminhávamos lentamente para um período de esclarecimento e que faltava muito para que os homens pudessem ser considerados indivíduos emancipados. A crítica da razão, realizada por Adorno, demonstra que aquele esclarecimento ainda não se consolidou, ao contrário, visto o “encantamento” que o avanço tecnológico tem provocado nos seres humanos, sobretudo, naqueles responsáveis pela educação (área na qual se constata crescente processo da alienação social)

Author Biography

  • Eliete Martins CARDOSO¹
      

Published

2021-09-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

As aporias do projeto moderno: considerações à luz do pensamento de Adorno. (2021). Educação Em Revista, 6(1), 23-36. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.596