A Filosofia nos tempos de hoje: algumas questões básicas na formação crítica do sujeito contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.594Keywords:
razão, formação crítica, FilosofiaAbstract
o artigo discute o ensino da filosofia a partir do debate entre o moderno e o pós-moderno, no espaço educacional. Nesse sentido, desenvolve uma argumentação sobre os deslocamentos paradigmáticos da modernidade, a fim de identificar na crise e na crítica da razão uma tendência à “desrazão”. Todavia, os ideais da racionalidade moderna, que são questionados pelo discurso pós-moderno, ainda preservam elementos de emancipação. Dessa forma, analisamos a importância de reafirmar o caráter emancipador da razão que esteja envolvida na formação crítica dos sujeitos, no processo pedagógico do ensino de filosofia contemporâneo.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.