EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DIVERSIDADE E CRIATIVIDADE: A EXPERIÊNCIA DOS NÚCLEOS DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5079Keywords:
Educação de jovens e adultos. Criatividade. Construção da pergunta.Abstract
O principal objetivo deste artigo é apresentar a proposta e os desdobramentos do trabalho, em forma de oicinas, que foi desenvolvido com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos em duas escolas do município de Seropédica, RJ. A intenção do trabalho foi compartilhar um ambiente escolar capaz de oferecer as dimensões ilosóicas, artísticas e culturais em uma dinâmica colaborativa com os professores regentes das escolas. Esse trabalho recebeu o nome de Núcleo de Diálogos Interculturais – NDI, tendo como característica um espaço de criação entre a Universidade e a Escola, no qual os professores envolvidos, de ambos os espaços, pudessem redimensionar suas práticas a partir de uma escuta mais apurada dos alunos e de seus pares, como também da comunidade local. Apesar de preliminares, as conclusões aqui expostas corroboram a defesa
da construção de um ambiente escolar fundado na criatividade e na capacidade dos discentes de construírem as suas próprias interrogações, em benefício de uma aprendizagem signiicativa, democrática e multicultural.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.