UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERFACE ENTRE A FONOAUDIOLOGIA E A PSICOPEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS PÚBLICOS-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4747Keywords:
Educação Especial. Fonoaudiologia. Psicopedagogia. Pesquisa Bibliográfica.Abstract
O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o que foi priorizadonas pesquisas brasileiras sobre a Fonoaudiologia na interface com a Psicopedagogia para o atendimento dos alunos com deficiências, Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Como método, utilizouse a pesquisa bibliográfica mediante artigos, teses e dissertações encontradas nas bases de dados LILACS e BDTD-IBICTI, respectivamente. O presente estudo detectou oito produções voltadas à interface entre a Fonoaudiologia, Psicopedagogia e o atendimento dessa clientela, além de ressaltar que duas dissertações e uma tese relataram a presença da Psicopedagogia em suas abordagens. Sendo assim, as produções aqui analisadas integralmente com a temática em questão, revelam a necessidade de mais produções com a tríade Fonoaudiologia, Psicopedagogia e o atendimento de pessoas com deficiências, Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Conclui-se, então, que a participação conjunta do fonoaudiólogo e do psicopedagogo, além de outros profissionais parece ser um dos caminhos mais adequados para permitir aos
alunos público-alvo da educação especial uma educação de qualidade que confronte suas dificuldades, limitações e dando suporte a seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.