TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR: CONCEPÇÕES, SABERES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3287Keywords:
Trabalho pedagógico, Formação do professor, Espaço EscolarAbstract
O estudo versa sobre o trabalho pedagógico no espaço escolar, trazendo à cena aspectos que incidem sobre a complexidade do processo formativo do professor. Este trabalho apresenta alguns achados da pesquisa “O pedagogo em espaços escolares: quais os desaios da relação prática proissional e formação inicial”, desenvolvida no âmbito no Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É uma proposta investigativa que se insere numa abordagem qualitativa, classiicando-se como estudo de caso e tendo como referência empírica o Centro Municipal de Educação e Saúde (CMES) - Projeto Nascente. Utilizaram-se como procedimentos de coleta de dados, a análise de documentos, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Os achados vislumbram a necessidade de se concretizar no espaço escolar um trabalho pedagógico que permita efetivamente o crescimento mútuo dos sujeitos envolvidos no processo educativo, com ins a uma formação humana emancipatória. Além disso, deve se constituir em um exercício pedagógico desenvolvido sob o prisma das atuais demandas educacionais e sociais, favorecendo a melhor articulação entre teoria e prática à luz das necessidades e possibilidades dos contextos escolares.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.