HISTORIANDO A SUPERVISÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: DA GERÊNCIA EMPRESARIAL BUROCRÁTICA À GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3285Keywords:
Supervisão educacional, Inspeção escolar, PABAEE, Gestão escolarAbstract
Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma retrospectiva histórica da supervisão educacional no Brasil, desde as suas origens atreladas ao modelo americano de gerência empresarial burocrática até o seu redimensionamento no contexto da gestão escolar democrática na atualidade. Para tanto, inicialmente apresentamos um breve histórico da supervisão educacional no Brasil, a partir de sua gênese à década de 1920. Em seguida, são realizados alguns apontamentos referentes ao papel da supervisão educacional brasileira no período republicano (1889-1945), enquanto denominação de inspeção escolar. Na sequência, busca-se trazer à discussão os limites e as possibilidades da supervisão educacional nos anos 50 a 70, tomando como base o Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE) e as legislações educacionais brasileiras pertinentes a esse período histórico. Por im, tecemos alguns comentários sobre a atuação e os desaios da supervisão educacional no Brasil das décadas de 1980 e 1990, visando assim melhor compreender a importância desse serviço na escola de Educação Básica.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.