Materiais Educativos para a Comunicação com a Agricultura Camponesa na Perspectiva da Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2488Keywords:
Agricultura Camponesa. Agroecologia. Educação PopularAbstract
O presente artigo constitui-se em um esforço reflexivo sobre a elaboração de materiais de apoio pedagógico e de comunicação para comunidades, organizações e movimentos sociais camponeses. Contrapondo o padrão difusionista-excludente da extensão rural modernizante, a Agroecologia e a Educação Popular apresentam princípios e aportes metodológicos capazes de contribuírem na construção de novas abordagens comunicativas e de aprendizagem. Elas devem atuar em função da participação dos sujeitos e da apropriação coletiva dos saberes. A superação da visão hierárquica entre conhecimentos científicos e populares e o compromisso ético-político com as classes oprimidas devem orientar pesquisadores/as e extensionistas que atuem nesta perspectiva. São apresentadas e discutidas algumas iniciativas de diálogos com comunidades camponesas do nordeste de Minas Gerais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.