Websites educacionais: considerações acerca da arquitetura da informação no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2319Keywords:
Processo Ensino-aprendizagem. Website Educacional. Arquitetura da Informação. Internet.Abstract
A Internet constitui um meio que proporciona importantes possibilidades pedagógicas. É um meio que permite a inter e a pluridisciplinaridade e oferece caminhos para uma educação global. Além disso, a Internet possibilita a utilização de ambientes apropriados para aprendizagem, ricos em recursos que proporcionam as mais diversas experiências pelo usuário. Neste sentido, este estudo destaca os websites como ferramentas de apoio à educação e, sua análise é relevante, pois poderá auxiliar na compreensão do processo de ensino-aprendizagem tendo a Internet como meio. Quando se considera a estrutura, a navegação e a apresentação dos websites educacionais existentes na Internet percebe-se que nem sempre são obedecidos conceitos e procedimentos para um desenvolvimento planejado e embasado que favoreça o aprendizado dos usuários (alunos e professores). Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da utilização da Arquitetura de Informação na estrutura e desenvolvimento de websites educacionais. A partir dos dados coletados na pesquisa bibliográfica uma análise foi conduzida a fim de deffinir a sugestão de Arquitetura de Informação para websites educacionais. Porem para ilustrar a proposta de arquitetura apresenta-se um modelo para o desenvolvimento de website educacional.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.