O plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2318Keywords:
Internet. Pesquisa. Plágio.Abstract
O artigo apresenta o resultado de um estudo sobre a apropriação das informações contidas na Internet pelos alunos do Ensino Médio, em suas pesquisas. Esta preocupação com a situação, no contexto brasileiro, nasceu devido a constatações em pesquisas internacionais, alertando que os alunos estão cada vez mais cedo se especializando na técnica do “copiar–colar”. Esse alerta traz a responsabilidade a nós, pesquisadores, em buscar alternativas na tentativa de ajudar professores nessa árdua tarefa de bem utilizar e se apropriar das informações da rede. A pesquisa contou com duas etapas, nas quais foi aplicado um questionário com questões abertas a 149 alunos do Ensino Médio de uma escola que realiza um trabalho de formação para a pesquisa, pelo desenvolvimento de projetos, paralelo às atividades regulares de ensino; em seguida, durante um ano, efetivou-se uma observação participativa das atividades desenvolvidas por alunos e professores. Entre outros resultados, pôde-se constatar que o conteúdo da Internet é um elemento corriqueiro nos trabalhos feitos pelos alunos e que a questão ética sobre a apropriação das informações não é totalmente clara a eles, de sorte que o plágio é uma presença constante, em seus textos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.