Gestão escolar e Cienciometria
estudo sobre o volume de publicações científicas na base Scielo Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p121Keywords:
Cienciometria, Gestão Escolar, Produção CientíficaAbstract
A gestão escolar (GE) é um conjunto de atividades e tarefas administrativas que gera inúmeros desafios. Prática ordenada e complexa que visa, através da participação e do planejamento coletivo, gerar e organizar a autonomia da unidade escolar. Objetivo geral: analisar e descrever o volume da produção científica em GE ao longo dos últimos anos, computados a partir da biblioteca on-line SciELO Brasil. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativas e quantitativas. O acesso e a busca dos dados aconteceram durante a primeira quinzena do mês julho de 2021, catalogando o número total de publicações e suas respectivas datas sobre a temática GE. Para analisar os resultados, realizou-se uma estatística simples, com mensurações da frequência, gráficos e tabelas, via software Excel, versão 2016. Para a comparação entre as médias, utilizou-se de análise não paramétrica com o teste U de Wilcoxon-Mann-Whitney. Resultados: foram refinados um volume total de 316 artigos no formato International Organization for Standardization (ISO 690) em cinquenta e oito periódicos diferentes e escritos em quatro idiomas distintos, incluindo o Português. Conclusão: conclui-se que especificamente na biblioteca on-line SciELO, houve ao longo dos últimos anos, um crescimento significativo do número de produção científica acerca do tema.
Downloads
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado. 1988.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996.
BRASIL. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012. Ministério da Educação/MEC. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Presidente Lula entrega campi de universidades e institutos federais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/16096-presidente-lula-entrega-campi-de-universidades-e-institutos-federais>. Acessado em: 02.Set.2021.
DAL-FARRA, R.A; FETTERS, MD. Recentes avanços nas pesquisas com métodos mistos: aplicações nas áreas de educação e ensino. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, 2017.
DE MEDEIROS, E.A; AMORIM, G.C.C. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, v.3(3), p.247-60, 2017.
DE SOUZA, A.R. A pesquisa no campo da Gestão da Educação: algumas reflexões sobre as relações entre produção do conhecimento e a prática da gestão educacional. Retratos da Escola, v. 3, n. 4, 2009.
GOBBI, B.C. et al. Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação?. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, p. 198-220, 2019.
LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Metodologia da pesquisa cientifica: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010. 244p.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6.ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus Editora, 2013.
LOURENÇO FILHO, M. B. Organização e Administração Escolar: curso básico. 8ª ed. Brasília: INEP/MEC, 2007.
LUCK, H. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
LUCK, H. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Ed. Positivo. 2009.
MACIAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da informação, v. 27, n. 2, 1998.
MACÍAS-CHAPULA, C.A. Papel de la informetría y de la cienciometría y su perspectiva nacional e internacional. Acimed, v. 9, p. 35-41, 2001.
MENEGHINI, Rogério. Avaliação da produção científica e o Projeto SciELO. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p.219-20, 1998.
OCDE. PISA 2018 results. Disponível em:<https://www.oecd.org/pisa/publications/pisa-2018-results.htm>. Acessado em: 04.Set.2021.
PAULINO, C. D. et al. Glossário Inglês-Português de Estatística. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Estatística e Associação Brasileira de Estatística. p.95, 2011.
PACKER, Abel Laerte. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ciência da informação. v. 27, n. 2, p.109-21, 1998.
PELLIZZON, R.F; POBLACIÓN, D.A; GOLDENBERG, S. Pesquisa na área da saúde: seleção das principais fontes para acesso à literatura científica. Acta Cirurgica Brasileira, v. 18, n. 6, p. 493-496, 2003.
POLATO, A. NADAL, P. Gestão Escolar: como atua o trio gestor. 2010. Disponível em:<https://gestaoescolar.org.br/conteudo/681/como-atua-o-trio-gestor>. Acessado em: 16.Ago.2021.
RESENDE, TF; SILVA, G.F. A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação, v. 24, p. 30-58, 2016.
SANTOS, S.M.M; CASTRO, S.B.D. Gestão Escolar em Feira de Santana: análise dos textos oficiais. Educação & Realidade, v. 45, 2020.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ (SEED, 2021). Disponível em:<http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/gestao_escolar_diretores.pdf>. Acessado em: 12.Ago.2021.
SILVA FILHO, JN. Volume de publicações científicas sobre Educação Ambiental na base SciELO Brasil: um estudo de cienciometria. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 1, p. 207-221, 2019.
SOUZA, A. R. Perfil da Gestão da Escola no Brasil. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: PUC-SP, 2007.
SOUZA, C.D de; FILIPPO, D. De; CASADO, E.S. Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, p. 126-156, 2018.
SOPHIA. Gestão escolar: Quem são os responsáveis e como eles atuam. Disponível:<https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar-quem-sao-os-responsaveis-e-como-eles-atuam>. Acessado em: 17.Ago.2021.
SciELO. Modelo de publicação eletrônica para países em desenvolvimento. Disponível em:http://old.scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=1>. Acessado em 08.Jul.2021.
SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da informação, v. 27, n. 2, 1998.
TAGUE-SUTCKIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.
TAGUE-SUTCKIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.
VANTI, N.A.P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002.
VIEIRA, A.E.R; BUSSOLOTTI, J.M. GESTÃO ESCOLAR. Interação-Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 20, n. 1, p. 45-70, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.