Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia

Authors

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Débora Cristina Cordeiro Campos Leal Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - (CEFET-MG)
  • Mônica Ferreira da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p179

Keywords:

Educação Midiática, Cultura Digital, Fake News

Abstract

MEDIA EDUCATION, DIGITAL CULTURE AND FAKE NEWS IN TIMES OF PANDEMIC

 

Abstract: Faced with the need for teachers to help students deal with infodemia, since classrooms are currently embedded in a digital culture, a survey was carried out with the objective of presenting the possibilities of developing a critical sense in students in relation to the information that surrounds them. To this end, in 2021 a survey with a qualitative approach was carried out. According to the objective outlined, the type of research was descriptive. As for the technical procedures, it was opted for bibliographic and documental research. The results reveal the importance of media education, which encompasses the development of skills to combat misinformation and, at the same time, allows for a healthy skepticism, as the school is the environment that forms media citizens, where students build the relationship with knowledge and the information. Based on this need, this article presents 12 tips to identify fake news and suggests five educational activities that help identify these fake news.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutora em Ciências da Informação pela UFMG; professora titular do CEFET- MG, lotada no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica.

  • Débora Cristina Cordeiro Campos Leal, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - (CEFET-MG)

    Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Licenciada em Pedagogia pela UFLA. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF.  Especialista em Designer Instrucional para EaD virtual pela UNIFEI. Integrante dos Grupos de Pesquisa AVACEFETMG.

     

  • Mônica Ferreira da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Mestre em Meio ambiente e Turismo pela UNA. Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Monsenhor Messias. Coordenadora Pedagógica dos Programas de Pós-graduação (lato sensu) da Nova Faculdade. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

     

References

ABU-FADIL, Magda. Combatting disinformation and misinformation through Media and Information Literacy (MIL). In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie. Journalism, ‘Fake News’ & Disinformation: handbook for Journalism Education and Training. Paris: UNESCO, 2018.

BAGO, Bence; Rand, David G., PENNYCOOK, Gordon. Fake news, fast and slow: Deliberation reduces belief in false (but not true) news headlines. Journal of Experimental Psychology: General, v. 49, n. 8, p.1608–1613, 2020. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2020-00479-001>. Acesso em: 27 mar. 2021.

BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araújo; UJIIE. Nájela Tavares. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 2, e3908, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908/3952>. Acesso em: 27 mar. 2021.

BORTOLAZZO, Sandro. O lugar da educação na cultura digital: esboços de crianças e jovens digitais. Textura, v. 20, n. 44, p.27-44, set/dez. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: Educação é base. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf >. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf >. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Todo ser humano tem direito à liberdade de expressão e opinião. 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/novembro/artigo-19deg-todo-ser-humano-tem-direito-a-liberdade-de-expressao-e-opiniao-1>. Acesso em: 22 jun. 2021.

BUCKINGHAM, David. The media education manifesto. Cambridge, UK; Medford, MA, USA: Polity Press, 2019.

CANETTIERI, M. K.; PARANAHYBA, J. de C. B.; SANTOS, S. V. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4406, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406>. Acesso em: 30 jun. 2021.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Trad Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CAVALCANTE, Pedro. A questão da desigualdade no Brasil: como estamos, como a população pensa e o que precisamos fazer. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 2020. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10263/1/td_2593.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2021.

EDUCAMÍDIA. Guia da Educação Midiática. 2021. Disponível em: <https://educamidia.org.br/guia>. Acesso em: 05 mar. 2021.

FILHO, Otávio Frias. O que é falso sobre fake news. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 39-44, 2018.

GADOTTI, Moacir. Reinventando Freire: A práxis do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Usar tecnologias digitais nas aulas remotas durante a pandemia da COVID-19? Sim, mas quais e como usar? Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-12, 2021. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15879>. Acesso em: 22 jun. 2021.

HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp. 2, p. 1349-1371, ago. 2017.

HOBBS, Renee; JENSEN, Amy. The Past, Present, and Future of Media Literacy Education. Journal of Media Literacy Education, v. 1. n. 1, p. 1-11, 2009. Disponível em: <https://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol1/iss1/1/>. Acesso em: 23 set. 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua 2018 - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

MANDELLI, Mariana. Sociedade conectada tem novas práticas de ensinar e aprender. 2019. Disponível em: <https://educamidia.org.br/sociedade-conectada-tem-novas-praticas-de-ensinar-e-aprender/>. Acesso em 14 jun. 2021.

MATOS, Morgana Aparecida de. Cultura digital e o cotidiano escolar: a elaboração de textos em inglês e a utilização de recursos tecnológicos para a aquisição do conhecimento de língua estrangeira. 2016. 40f. Monografia (Especialização em Educação na Cultura Digital) - Programa de Especialização da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange e outros. (Orgs.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. CRV, p. 23-35, 2017, Curitiba. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.

MURPHY, Gillian; LOFTUS, Elizabeth F.; GRADY, Rebecca Hofstein. False Memories for Fake News During Ireland’s Abortion Referendum. 2019. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797619864887 >. Acesso em: 27 mar. 2021.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. 2020. Disponível em: <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14>. Acesso em: 23 set. 2020.

OXFORD DICTIONARIES. Word of the Year 2016. 2016. Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/word-of-the-year/word-of-the-year-2016. Acesso em: 22 fev. 2021.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SORJ, Bernardo. NOUJAIM, Alice. Corações e mentes: Pensando de forma autônoma fora e dentro da internet. 2021. Disponível em: <https://www.coracoesementes.org.br/download/Coracoes_e_Mentes_completo.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2021.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Comunication and informmation. 2017. Disponível Em: <http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/capacity-building-tools/media-and-information-literacy/>. Acesso em: 25 set. 2020.

VATTINO, Edoardo Fillipo de Queiroz. Humanidade posta à prova. Revista Ser médico, São Paulo, n. 90, Ano XXI, jan./mar. 2020.

ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10.225, p. 676, 2020.

Published

2021-12-22

How to Cite

Grossi, M. G. R., Leal, D. C. C. C., & Silva, M. F. da. (2021). Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia. Educação Em Revista, 22(esp2), 179-198. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p179