A formação dos formadores para a docência nas licenciaturas dos Institutos Federais

Authors

  • Rosenilde Paniago Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p199

Keywords:

Desenvolvimento Profissional, Formação para a Docência, Instituto Federal de Educação

Abstract

Este ensaio objetiva discutir a importância da formação de formadores de professores para a docência nas Licenciaturas dos Institutos Federais de Educação (IFs) e para o seu Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Instituições que a partir da Lei 11.892/2008, passam de Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) para Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFs) com status de universidade, implicando uma nova organização administrativa e pedagógica. Inicialmente apresenta-se uma reflexão sobre a importância e necessidade da formação para a docência e desenvolvimento profissional docente. Em seguida problematiza-se a formação docente para a atuação no contexto do ensino verticalizado nos IFs que incluem cursos de educação profissional integrada e concomitante ao ensino médio, cursos do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, cursos de formação inicial e tecnológica, cursos de bacharelado, Licenciaturas e cursos de pós-graduação latu sensu e strictu sensu; e, por fim, sinaliza-se a importância da formação continuada para a promoção do DPD, constituição dos saberes da docência, atuação docente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão no ensino verticalizado, bem como para a melhoria do ensino-aprendizagem nos cursos de Licenciatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rosenilde Paniago, Instituto Federal Goiano

    Doutora em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal (2016); pós doutorado na Universidade do Minho, Portugal (2019); professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - campus de Rio Verde, Goiás (Brasil).

References

ALMEIDA, Mª I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

ARANTES, F. Formação de professores nas Licenciaturas do IF Goiano: políticas, currículos e docentes. Dissertação de Mestrado, Instituto de Educação - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Brasil, 2013.

ARRUDA, M. C., ; PAULA, L. A. Os institutos federais como instituição formadora de professores: expectativas de contradições. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Campinas: Junqueira&Marin, 2012, p.1538-1549.

BRASIL. Ministério de Educação. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério de Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02 de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial [da] União, Brasília2015.

ESTOLA, E; UITTO, L.; SYRJÄLÄ, M. O processo narrativo de tornar-se professor: o caso finlandês. In: FLORES, M. A (Org.). Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributos internacionais. Coimbra: Almedina, 2014, p.105-128.

FRIGOTTO, G. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018, p.125-151.

FLORES, M. A. Desafios atuais e perspetivas futuras na formação de professores: um olhar internacional, in M. A. Flores (Org.) Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributos internacionais. Coimbra: Almedina, 2014, p.217-238.

FLORES, M. A. Contributos para (re)pensar a formação de professores, in CNE (Ed.) Lei de Bases do Sistema Educativo. Balanço e Prospetiva, Volume II (pp. 773-810), Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2017.

GATTI, B. A; Barretto, Elba. Siqueira. de S. (Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, B. A.; Barretto, Elba. Siqueira de S.; André, Marli. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO,2011.

GATTI B. A. et. al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GARCIA, M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora. 1999.

GOMES, D. F. Implementação de licenciaturas para a formação de professores da educação básica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2013.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução, Silvana C. Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

LIMA, F. B. G. Os Institutos Federais como um novo locus de formação de professores. Movimento: Revista de educação. Faculdade de Educação Universidade Fluminense, v.3, n.4, 2016.

LIMA, F. B. G. A formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo da concepção política. Natal: IFRN, 2014.

MACHADO, L. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 1, 2008,p.8-22.

MIZUKAMI, Mª Graça. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernaderte.A. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p.23-54.

MIZUKAMI, Mª. Graça. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v 1 n.1, p.1-17 Acedido Dezembro 21, 2019, emhttp://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3106, 2005-2006.

OLIVEIRA, B. C. de. O trabalho docente na verticalização do Instituto Federal de Brasília. 170p. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília. 2016.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SARMENTO, T. Percursos identitários de educadoras de infância em contextos diferenciados - cinco histórias de vida. Tese de Doutoramento - Universidade do Minho, Portugal,1999.

SARMENTO, T. Contextos de Vida e Aprendizagem da Profissão. Formosinho, J. (Org.), Sistemas de Formação de Professores: Saberes Docentes, Aprendizagem Profissional e Acção Docente.Porto: Porto Editora, 2009.

SILVA, Cintia Souza Dantas. Representações sociais sobre formação pedagógica de professores que atuam na educação profissional e tecnológica no contexto dos institutos federais. Tese de doutorado, Universidade Estácio de Sá, 2017.

SHULMAN, Lee. S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, 57 (1), 1-22, 1987.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional.15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

VERDUM, P. L. Formação inicial de professores para a educação básica, no contexto dos IFs: propondo indicadores de qualidade, a partir de um estudo de caso no ifrs. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, PUCRS, 2015.

Published

2021-12-22

How to Cite

Paniago, R. (2021). A formação dos formadores para a docência nas licenciaturas dos Institutos Federais. Educação Em Revista, 22(esp2), 199-216. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p199