Identidade, linguagem e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p89

Palavras-chave:

Identidade, Linguagem, Escola

Resumo

Nos últimos anos, os pesquisadores que trabalham com disciplinas ligadas às ciências sociais têm apresentado um interesse intenso em questões relativas à identidade e linguagem, principalmente, ao tratarem de temas relacionados a gênero, sexualidade, nacionalismo, conflitos étnicos e cultura. A relevância atribuída a tais elementos é, também, devido à posição de centralidade e da complexidade de tais conceitos, sejam como elementos a serem explicados ou como componentes que possuem força explicativa. Dessa forma, o presente estudo objetivou refletir sobre a conexão entre linguagem e identidade no processo de construção social do sujeito na escola. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica. O estudo indicou que a linguagem e a identidade apresentam um caráter indissolúvel; que podem ser (re)criadas em contextos específicos de inclusão ou exclusão; que são dinâmicas; e que a escola pode atuar como um elemento fortalecedor ou dizimador das identidades humanas.

Recebido em: 23/04/2020.
Aprovado em: 01/12/2020.

Biografia do Autor

  • Angela Maria dos Santos Rufino, Universidade Federal do Acre

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre(UFAC); professora de Didática na Universidade Federal do Acre (UFAC). 

  • Luiz Antonio Gomes Senna

    Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio);professor titular de Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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2021-02-12

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Artigos

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