Identidade, linguagem e escola
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p89Keywords:
Identidade, Linguagem, EscolaAbstract
Nos últimos anos, os pesquisadores que trabalham com disciplinas ligadas às ciências sociais têm apresentado um interesse intenso em questões relativas à identidade e linguagem, principalmente, ao tratarem de temas relacionados a gênero, sexualidade, nacionalismo, conflitos étnicos e cultura. A relevância atribuída a tais elementos é, também, devido à posição de centralidade e da complexidade de tais conceitos, sejam como elementos a serem explicados ou como componentes que possuem força explicativa. Dessa forma, o presente estudo objetivou refletir sobre a conexão entre linguagem e identidade no processo de construção social do sujeito na escola. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica. O estudo indicou que a linguagem e a identidade apresentam um caráter indissolúvel; que podem ser (re)criadas em contextos específicos de inclusão ou exclusão; que são dinâmicas; e que a escola pode atuar como um elemento fortalecedor ou dizimador das identidades humanas.
Recebido em: 23/04/2020.
Aprovado em: 01/12/2020.
Downloads
References
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
______. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar.
BRUNER, J. Atos de Significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.
CASTELLS, M. Poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. 24 ed. São Paulo: Loyola, 2004.
______. Microfísica do Poder. 28ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2014.
GIROUX, H. Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11 ed. Rio de janeiro: Vozes, 2013.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
KOCH, I. G. V. A interação pela linguagem. 11ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2004.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.