REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9366Palavras-chave:
Municipalização, cidadania, participaçãoResumo
O presente texto expõe uma reflexão acerca da municipalização do ensino pois o debate a esse respeito mostra vários aspectos negativos. Sendo um processo inevitável nas novas formas de administração pública há que se retomar a questão da participação popular no processo. O estudo contempla tal processo, a partir da década de 70 com ênfase maior para as políticas educacionais desencadeadas pelo Estado de são Paulo durante os anos 80. A Nova Proposta para a Educação Paulista trazia em seu bojo o incentivo à participação na escola (nos Conselhos, na Associação de Pais e Mestres, nos Grêmios Estudantis); nos anos 90, a cidadania ativa é pretendida na sociedade, e, na escola pública, o investimento nos mecanismos de participação é retomado. Entretanto, no limiar do novo milênio, uma escola e uma sociedade verdadeiramente democrática, ainda são metas a atingir. E importante considerar que "municipalização" e "globalização" devem estar no centro do debate na atualidade pois são processos complementares que exigem a participação efetiva da comunidade para evitar que a "municipalização" se transforme em "prefeiturização".
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.