REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO

Autores

  • Tânia S. A M. BRABO Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9366

Palavras-chave:

Municipalização, cidadania, participação

Resumo

O presente texto expõe uma reflexão acerca da municipalização do ensino pois o debate a esse respeito mostra vários aspectos negativos. Sendo um processo inevitável nas novas formas de administração pública há que se retomar a questão da participação popular no processo. O estudo contempla tal processo, a partir da década de 70 com ênfase maior para as políticas educacionais desencadeadas pelo Estado de são Paulo durante os anos 80. A Nova Proposta para a Educação Paulista trazia em seu bojo o incentivo à participação na escola (nos Conselhos, na Associação de Pais e Mestres, nos Grêmios Estudantis); nos anos 90, a cidadania ativa é pretendida na sociedade, e, na escola pública, o investimento nos mecanismos de participação é retomado. Entretanto, no limiar do novo milênio, uma escola e uma sociedade verdadeiramente democrática, ainda são metas a atingir. E importante considerar que "municipalização" e "globalização" devem estar no centro do debate na atualidade pois são processos complementares que exigem a participação efetiva da comunidade para evitar que a "municipalização" se transforme em "prefeiturização".

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Biografia do Autor

Tânia S. A M. BRABO, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Professora Assistente no Departamento de Administração e Supervisão Escolar -FFC-Unesp­
Campus de Marília-SP.

Referências

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Publicado

2000-06-15

Como Citar

BRABO, T. S. A. M. (2000). REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO. Educação Em Revista, 1(1), 131–142. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9366

Edição

Seção

Artigos