A EDUCAÇÃO ENTRE A POLÍTICA PATRIMONIAL, A DO CLÃ E A ROMÂNTICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9363Palavras-chave:
Política educacional, patrimonialismo, clã, romantismo, autoritarismo, educação, democraciaResumo
Este texto procura estabelecer a relação da educação com três fenômenos enraizados na nossa cultura e apontados por alguns sociólogos e historiadores como causas do nosso atraso sócio-político, a saber: 1) patrimonialismo, uma tendência privatizante da coisa pública que assegura uma moral vertical onde tudo se baseia em considerações pessoais, na atitude assumida perante aos solicitantes concretos e diante de apoio circunstanciais, censuras, promessas e privilégios puramente pessoais - a coisa pública torna-se privada e os cargos, um meio de negociação entre os familiares e protegidos; 2) complexo de clã, uma tendência igualmente privatizante que inspira a participação política (o clã pode ser formado por consangüíneos ou não, mas todos são devotos que trabalham fiéis ao seu senhor); 3) romantismo, fenômeno que prioriza a aparência estética ao invés dos valores éticos, está apoiado no desprezo ao trabalho orgânico e na valorização do sentimento, enfatizando a cena, a representação.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.