ALTERNATIVAS PARA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS RAÍZES DA PROPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9361Palavras-chave:
Fracasso escolar, aceleração escolaResumo
O texto consiste em uma discussão teórica da proposta de Libâneo ( 1976) para aceleração escolar que, embora seja exibida como uma inovação no sistema escolar paulista, uma questão contemporânea, já foi objeto de discussão e análise na década de 70. Os estudos sobre os benefícios deste tipo de organização encontram-se em crescente processo de consolidação, embora não haja ainda um corpo teórico que se imponha hegemonicamente nos meios acadêmicos. Libâneo, já propunha classes onde os alunos avançassem várias séries em um só ano. A metodologia utilizada é o estudo sistemático comparativo do programa proposto por este autor na década de 1970 e a atual proposta das classes de aceleração. Explicitaremos alguns princípios norteadores da proposta da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo (Reorganização da trajetória escolar: classes de aceleração), confrontando e comparando com a proposta de Libâneo.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.