OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9359Palavras-chave:
Parâmetros curriculares, ensino fundamental, formação do cidadão, democracia, participação, comunidadeResumo
Este ensaio, baseado em resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento como tese de doutorado na FE-USP, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)' do Ensino Fundamental, elaborados pelo MEC, do ponto de vista do objetivo maior estabelecido pelo documento para esse nível de ensino: a formação do cidadão. O recorte feito para essa análise compreende a discussão dos conceitos de democracia, participação e comunidade empregados no documento, considerados essenciais para que se dê conta da tarefa estabelecida para o ensino fundamental; relaciona as diretrizes ministeriais com outras políticas formuladas pelo MEC; e, detendo-se no desenho curricular proposto pelos PCNs, procura verificar como se articulam áreas e temas transversais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.