OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Autores

  • Beatriz de Basto TEIXEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9359

Palavras-chave:

Parâmetros curriculares, ensino fundamental, formação do cidadão, democracia, participação, comunidade

Resumo

Este ensaio, baseado em resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento como tese de doutorado na FE-USP, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)' do Ensino Fundamental, elaborados pelo MEC, do ponto de vista do objetivo maior estabelecido pelo documento para esse nível de ensino: a formação do cidadão. O recorte feito para essa análise compreende a discussão dos conceitos de democracia, participação e comunidade empregados no documento, considerados essenciais para que se dê conta da tarefa estabelecida para o ensino fundamental; relaciona as diretrizes ministeriais com outras políticas formuladas pelo MEC; e, detendo-se no desenho curricular proposto pelos PCNs, procura verificar como se articulam áreas e temas transversais.

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Biografia do Autor

Beatriz de Basto TEIXEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

Referências

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Publicado

2000-06-15

Como Citar

TEIXEIRA, B. de B. (2000). OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. Educação Em Revista, 1(1), 37–50. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9359

Edição

Seção

Dossiê Políticas Públicas