PEDAGOGIA INCLUSIVA: NOVA PERSPECTIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9350Palavras-chave:
educação inclusiva, formação do professor, formação continuadaResumo
O sistema educacional brasileiro caminha na direção de um modelo de escola que se fundamenta no paradigma da Inclusão. Diante desse quadro, o trabalho pretende analisar questões pertinentes às mudanças que precisarão ocorrer na formação do professor. Altera-se a maneira pela qual o professor lida com os alunos, cabendo-lhe a responsabilidade pelo oferecimento de uma educação que atenda à diversidade presente em sala de aula. Mas será que o professor com a formação que teve ou tem está preparado para assumir essas atribuições? Afinal, para responder às necessidades educacionais dos alunos, o professor precisa desvencilhar-se das práticas pedagógicas tradicionais. Para tanto, torna-se, assim, fundamental o oferecimento de cursos de formação continuada bem como a alteração na formação inicial do professor.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.