PEDAGOGIA INCLUSIVA: NOVA PERSPECTIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rosimar Bortolini POKER Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9350

Palavras-chave:

educação inclusiva, formação do professor, formação continuada

Resumo

O sistema educacional brasileiro caminha na direção de um modelo de escola que se fundamenta no paradigma da Inclusão. Diante desse quadro, o trabalho pretende analisar questões pertinentes às mudanças que precisarão ocorrer na formação do professor. Altera-se a maneira pela qual o professor lida com os alunos, cabendo-lhe a responsabilidade pelo oferecimento de uma educação que atenda à diversidade presente em sala de aula. Mas será que o professor com a formação que teve ou tem está preparado para assumir essas atribuições? Afinal, para responder às necessidades educacionais dos alunos, o professor precisa desvencilhar-se das práticas pedagógicas tradicionais. Para tanto, torna-se, assim, fundamental o oferecimento de cursos de formação continuada bem como a alteração na formação inicial do professor.

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Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POKER, R. B. (2019). PEDAGOGIA INCLUSIVA: NOVA PERSPECTIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação Em Revista, 4(4), 39-50. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9350