GÊNEROS E SEXUALIDADES NA ESCOLA
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR E POLÍTICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36311/236-5192.2019.v20esp.04.p35Palavras-chave:
Homofobia, Diversidade, Escolas, PolíticaResumo
O presente artigo busca problematizar o contexto educacional e político em relação a diversidade sexual e de gêneros na escolas na atualidade, buscando vinculações entre os processos de escolarização e os políticos na manutenção de homofobias. Apresenta uma análise das empreitas de grupos conservadores que lutam contra a inclusão e as políticas afirmativas para a população LGBTI + na educação, indicando as estratégias e operacionalização de precarização do acesso e permanência nas escolas de pessoas LGBTI+. Ainda, o texto apresenta um panorama de pesquisas sobre homofobia homofobia na escola que desvela os processos de produção de exclusões, vitimizações, silenciamentos e isolamentos no contexto das relações escolares, buscando pistas sobre modos de enfrentamento dessa realidade no cotidiano escolar e fora da escola.
Recebido em: 19/05/ 2019
Aprovado em: 23/09/2019
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