FORMAÇÃO DOCENTE E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O PROGRAMA “QUEM AMA ABRAÇA” NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ/SP

Autores

  • Marta Regina Paulo da SILVA Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Magali da FONSECA Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Reny Scifoni SCHIFINO Prefeitura Municipal de Santo André

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20esp.05.p51

Palavras-chave:

Formação docente, Feminicídio, Relações de gênero

Resumo

O artigo apresenta a experiência do município de Santo André/SP com a formação de professoras(es) para as questões de gênero, como parte da estratégia de enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio. Parte do pressuposto de que o fenômeno da violência doméstica é resultado de um longo processo histórico marcado pelo patriarcado. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres de Santo André em parceria com a Secretaria de Educação, através da adesão à campanha “Quem Ama Abraça, fazendo escola”. Dentre as ações, foi realizado curso de extensão universitária com estágio em vários equipamentos de atendimento à mulher vítima de violência. O referencial teórico contou com os estudos feministas e de gênero. Os resultados demonstram que, no período de realização da campanha, o Centro de Referência da Mulher de Santo André registrou aumento no número de atendimentos às mulheres, que procuravam orientações para sair do ciclo da violência e/ou solicitavam abrigo e medidas protetivas. Nas escolas observou-se discussões mais sistemáticas sobre a temática, em que os estereótipos de gênero e as práticas sexistas foram problematizadas. Conclui que é urgente criar, nas escolas, espaços de reflexão como forma de enfrentamento dessa violência que machuca e deixa marcas em crianças, jovens e adultas(os).

Recebido em: 14/05/2019
Aprovado em: 20/07/2019

Biografia do Autor

  • Marta Regina Paulo da SILVA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Doutora em Educação (UNICAMP). Professora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

  • Magali da FONSECA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Mestranda na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestrado Profissional. Linha “Formação Docente”.

  • Reny Scifoni SCHIFINO, Prefeitura Municipal de Santo André

    Mestre em Educação (UNICAMP). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Santo André/SP.

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Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO DOCENTE E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: O PROGRAMA “QUEM AMA ABRAÇA” NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ/SP. (2019). Educação Em Revista, 20, 51-66. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20esp.05.p51