VULNERABILIDADES INTERSECCIONAIS – GÊNERO, CLASSE, RAÇA ETNICIDADE:
PARA ALÉM DELAS É POSSíVEL EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20esp.06.p67Palavras-chave:
Direitos Humanos, Racismo e Sexismo, Educação em Direitos HumanosResumo
Pretende-se, a partir de uma “hermenêutica de suspeita”, proposta de Boaventura de Sousa Santos (2002), suscitar uma discussão sobre os modos como as vulnerabilidades interseccionais de gênero, classe, raça e etnicidade é um dos obstáculos epistêmico e político a efetivação da promoção e garantia dos direitos humanos. A partir de uma crítica pós-colonial e feminista a essas lógicas de opressão que são o colonialismo, o capitalismo e o patriarcado, busca-se perceber que para além delas é possível uma educação emancipatória voltada aos Direitos Humanos, na medida em que essa educação tenha como ponto de partida, o reconhecimento de que a linha de cor e a linha do sexismo são linhas de exclusões radicais, geradoras e desigualdades injustas, presente no direito e no conhecimento da modernidade ocidental.
Recebido em: 26/04/2019.
Aprovado em: 26/08/2019
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