Formação Continuada: da reprodução fragmentada à intencionalidade contextualizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.10.p149

Palavras-chave:

Formação continuada, Saberes pedagógicos, Profissionalização docente

Resumo

O artigo aborda a formação de professores que atuam em cursos profissionalizantes na educação básica, professores do curso de formação de professores matriculados no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. O objetivo é compreender as aprendizagens da docência proporcionadas pela participação de curso de formação de professores desenvolvido no PARFOR. Realizou-se uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2009). Os participantes receberam um número de P.1 a P17, para salvaguardar o anonimato dos professores envolvidos. Os resultados da pesquisa, apontam que os professores desenvolveram concepções mais conscientes e críticas no contexto escolar e um olhar reflexivo no desenvolvimento do currículo.

 

Recebido em: 09/04/2019.
Aprovado em: 02/03/2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação, especialização em Alfabetização, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE e colaboradora no Centro Universitário UNINTER. Coordenadora do Fórum de Editores de periódicos Científicos da Área da Educação - FEPAE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos, com projetos de pesquisa financiados pelo CNPq. Editora das revistas Intersaberes- UNINTER, Diálogo Educacional - PUCPR (2008/2015); Membro do Comitê Editorial da Revista Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores. Membro do Comitê Assessor de Área - Fundação Araucária - (2006/08; 2013/16); Coordenadora do Fórum de Editores da Região Sul/ANPEd (2014/16). Membro do Comitê Editorial da Revista Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores, Membro do Conselho Editorial da Revista Atos de Pesquisa - FURB; Revista Pedagógica UNOCHAPECÓ; Revista da ANEC; Editora Apris. Coordenadora do GT 08 - Formação de professores (2009/2013). Membro do Comitê Científico da ANPEd - 2008/2010.  FURB ;UFPR; parecerista ad doc de periódicos da área, e parecerista de Fundação de Fomento em Pesquisa - (Araucária/PR; Sergipe; Santa Catarina). Membro do Comitê de Etica UNINTER, PUCPR (2002-2006). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR como membro fundador; Rede KIPUS; Red de Inducion a la Docência. Particiapçaõ em Projeto de Pesquisa junto a Universidad de Sevilha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, ensino superior, educação e curso de pedagogia. Professora aposentada pela UFPR e da Educação Básica - PMC.

Referências

-

Downloads

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Schotten, N., & Romanowski, J. P. (2020). Formação Continuada: da reprodução fragmentada à intencionalidade contextualizada. Educação Em Revista, 21(01), 149-162. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.10.p149