Relações entre Pares e Violência na Escola: Percepções de Estudantes Paraenses
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.08.p121Palavras-chave:
Juventude, Violência, EscolaResumo
Este estudo investigou as percepções de jovens sobre o apoio na escola e sobre as relações entre seus pares, bem como as situações de violência, caracterizando os principais autores e tipos de violência. Participaram 658 jovens de 13 a 24 anos, de ambos os sexos, que cursavam entre a 7ª série do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio de 10 escolas públicas de Belém. Os resultados indicaram que as percepções sobre as relações com a escola se dão de forma positiva, em contrapartida a variável confio nos colegas da escolaaparece com a média mais baixa. Quanto à exposição à violência na comunidade, os dados demonstraram que os colegas de escola se destacam em três das cinco variáveis acerca dos tipos de violência, a saber: ameaça ou humilhação, soco ou surra e mexeu no meu corpo contra a vontade, respectivamente.
Recebido em: 30/08/2016.
Aprovado em: 27/03/2018.
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