EDUCAÇÃO COMPARADA: RELEVÂNCIA EPISTEMOLÓGICA E OPERACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.04.p41

Palavras-chave:

Educação, Educação Comparada, América Latina

Resumo

A Educação Comparada não constitui propriamente disciplina curricular, mas método para deslinde da realidade, aferindo sistemas pedagógicos, do ponto de vista didático e institucional. Pelas discrepâncias, peculiaridades e similitudes enseja o entendimento e fornece subsídios para o aprimoramento das estruturas aferidas. De um lado, vale-se da Sociologia e, de outro, da Filosofia. Por via de regra, os estudos da matéria não efetuaram abordagem epistemológica, optando pela aplicação pura e simples do método. Assim sendo, faz-se mister desenvolver pesquisas acerca de Educação Comparada na América Latina, em função do avanço da integração latino-americana. A implementação do método comparativo comporta várias vertentes de análise. O princípio da comparação emana da alteridade, projetando luz sobre as disparidades e assemelhamentos. Urgem esforços para estudos de Educação Comparada, visto que as nações latino-americanas podem auferir sobremodo com os avanços educacionais das outras, mormente ensejo da conjuntura de globalização que ora se processa.

Recebido em: 01/09/2015.
Aprovado em: 28/11/2016.

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Biografia do Autor

  • ADELCIO MACHADO DOS SANTOS, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

    Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Endereço eletrônico: adelciomachado@gmail.com.

  • JOEL HAROLDO BAADE, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

    Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Endereço eletrônico: baadejoel@gmail.com.

  • EVERALDO DA SILVA, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

    Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Endereço eletrônico: prof.evesilva@gmail.com.

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Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, A. M. D., BAADE, J. H., & SILVA, E. D. (2017). EDUCAÇÃO COMPARADA: RELEVÂNCIA EPISTEMOLÓGICA E OPERACIONAL. Educação Em Revista, 18(1), 41-56. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.04.p41