Direitos humanos e instrução pública segundo Condorcet

Autores

  • Sidney Reinaldo SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n1.661

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Cidadania. Instrução pública. Condorcet

Resumo

Condorcet (1743-1794) é um autor ligado à história da instrução pública e da formação do cidadão republicano. O presente texto analisa a relação entre direitos do homem e instrução pública, em sua obra. A partir de uma análise dos direitos humanos, para o autor, é apresentada sua ideia de instrução pública como uma forma de articular o epistêmico, o jurídico e o pedagógico. Mostra-se como ele concebeu o que se chama de currículo escolar, indicando que se trata de uma arte de equilibrar o saber universal, tal como ele se encontra elaborado, num dado momento, e o saber elementar, processo do qual depende o direito à perfectibilidade humana.

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Publicado

2021-09-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, S. R. (2021). Direitos humanos e instrução pública segundo Condorcet. Educação Em Revista, 11(1), 1-18. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n1.661