“Re(a)presentando” as faces de uma palavra: breve estudo sobre o conceito “representação”
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n1.657Palavras-chave:
Representação. Memória. Conhecimento.Resumo
Este texto apresenta um estudo do conceito “representação”, que foi historicizado, a fim de compreender, não o momento em que ele foi cunhado, mas o seu percurso nas obras de alguns autores que escreveram sobre conhecimento e/ou memória, enquanto possibilidades de reconstrução do passado, a partir da perspectiva do Positivismo, do Materialismo-dialético e da Nova História Cultural, entre os séculos XIX e XX. O propósito é conhecer os níveis, os significados e as dimensões de saber que foram representadas por ele.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.