Saberes e fazeres da escola e dos seus sujeitos: a sua importância para a formação de professores e para o planejamento do ensino de ciências na escola fundamental mediante abordagem temática
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.624Palavras-chave:
Saberes. Fazeres. Escola Fundamental. Formação docente. Planejamento de ensino.Resumo
Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância por nós conferida ao local de trabalho do professor, a escola, como também a associação dos diferentes espaços vividos, que congregam os saberes e os fazeres da escola e dos sujeitos envolvidos. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da relevância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se levar em conta a ação de planejamento do ensino de Ciências, na escola fundamental. Tal opção se deve ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar conhecimentos sobre a natureza, o ser humano, as tecnologias, e as relações entre conhecimentos anteriores e atuais, entre outros. Considera-se que a abordagem temática pode representar um excelente critério de estruturação do programa para os educadores da área, principalmente ao selecionar os conteúdos científicos que devem ser apreendidos. Desse modo, a programação e o planejamento precisam articular temas e conceitos científicos com os conhecimentos trazidos pelos alunos, principalmente aqueles que representam o ponto de partida para a elaboração do programa.Downloads
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