O projeto pedagógico da comunidade: mediação para a libertação e o alcance da educação de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.622Palavras-chave:
comunidade, projeto-pedagógico, qualidade educação.Resumo
a política neoliberal e os discursos da pós-modernidade interferem na formação docente, na prática pedagógica e, consequentemente, na qualidade de ensino. Para combater a desesperança e o desânimo dos educadores, no cotidiano das escolas, bem como o imobilismo da sociedade mediante o ensino de má qualidade, acreditamos que o Projeto Pedagógico Escolar precisa ser compreendido como o projeto coletivo, que nasce da necessidade da equipe, que vai orientar e conduzir a uma nova situação. A comunidade deve ter consciência dos seus direitos e intervir, exigindo uma educação de qualidade e participando na construção de um projeto autêntico, que atenda às suas reais necessidades. A Escola, como sujeito coletivo, é que tem força e autoridade para realizar o seu projeto, de modo abrangente e participativo, captando toda a diversidade – e isso é um compromisso ético – podendo garantir uma prática educativa democrática, que promova a cidadania. Só assim, a educação de boa qualidade promoverá a emancipação das vítimas e/ou oprimidos, alunos das escolas públicas e filhos das classes desprovidas de riquezasDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.