A ação comunicativa e a perspectiva democrática na educação¹
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2007.v8n1.618Palavras-chave:
globalização, ação comunicativa, interação, educação.Resumo
este estudo analisa o contexto contemporâneo, caracterizado pela legitimação do capitalismo e de seus diversos mecanismos de alienação, e as possibilidades da educação na formação do sujeito autônomo e crítico. Aposta-se nas contribuições de Habermas, através de seu projeto da ação comunicativa e da interação reflexiva para o processo de formação do sujeito, frente ao estratégico avanço científico-técnico. Acredita-se que o potencial de racionalidade comunicativa, em contextos interativos do mundo da vida, possa auxiliar a educação a alcançar êxito no cumprimento de suas finalidades através da otimização desse potencial de racionalidade. A formação do sujeito articulado à ação comunicativa pode elucidar as inquietações evidenciadas no âmbito da educação, despertando novas significações para a esfera social.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.