Um olhar histórico sobre a gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2007.v8n1.616Palavras-chave:
administração, gestão escolar, formas de escolha dos diretores das escolas públicas brasileiras.Resumo
o presente trabalho discute questões importantes para uma compreensão inicial a respeito da gestão pública educacional, abordando pontos como definições e argumentos sobre a idéia geral de gestão, os grandes paradigmas da administração, as especificidades da administração escolar, a legislação educacional vigente e a gestão da escola, democracia e participação, bem como as formas de escolha do diretor de escola, presentes na literatura e prática das instituições de ensino do contexto atual. Este texto parte do enfoque histórico e político para apresentar uma breve análise e posicionamento do autor frente ao desafio de garantir uma gestão democrática, participativa e emancipatória para todas as escolas públicas brasileiras.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.