Ludicidade. Pedagogia do movimento – vestíbulos do desporto: uma experiência vivida ao lado de crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.606Palavras-chave:
motricidade humana, desportos, construção de praxias corporais.Resumo
este é um estudo voltado para a criança dentro de um contexto lúdico, que, por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva, com os pesquisadores atuando na forma de observadores/participantes, buscou elaborar atividades de natureza lúdica desenvolvidas a partir de brincadeiras semi-estruturadas e culturalmente utilizadas por crianças de 9 a 11 anos, que freqüentam a 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola de Mandaguari – PR. Os objetivos visam mostrar que as brincadeiras infantis representam um dos caminhos que o professor pode utilizar para desenvolver eupraxicamente a aprendizagem dos desportos e ao mesmo tempo possibilitar à criança momentos de construção do seu equilíbrio, de sua gestualidade e de busca da harmonia corporal, ampliação e enriquecimento de seu pensamento simbólico. Foram utilizados jogos e brincadeiras como a Bola Queimada, Pula Corda, Amarelinha, Peteca, dentre outras, pois essas atividades ligam-se com a coordenação dos movimentos e aos diferentes equilíbrios da criança, no sentido de saltar, correr, equilibrar, escalar, descer e outras ações que devem fazer parte de um eixo estrutural traduzido aqui como um trabalho voltado à Educação Física. O processo de educar pelo jogo e brincadeiras não significa que vamos aprender ou saber mais futebol ou matemática ou português. Mas significa uma ação professoral e estudantil embasada no lúdico que educa para sermos mais humanos. A contribuição desse trabalho, relacionado ao processo ludopedagógico, volta-se não só para formar homens inteligentes, visando intervir e/ ou transformar os problemas atuais do mundo, mas contribuir também para preparar o ser humano a enfrentar novos desafios científicos e tecnológicos.Downloads
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