Uma poética do ensino¹
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.601Resumo
A idéia de uma poética do ensino contribui para uma visão holística do trabalho. Tal idéia considera o ensino maior do que a mera soma de suas partes funcionais, tais como a preparação do currículo, a administração educacional e a avaliação da aprendizagem do aluno. Uma visão holística do ensino reúne ao mesmo tempo as dimensões estéticas, intelectuais e morais dessa atividade, que normalmente são abordadas separadamente, quando o são, tanto na pesquisa quanto na prática. Ao servir a essa função, a poética do ensino esclarece a nossa representação do que o trabalho oferece a quem desenvolve essa atividade. A poética chama a atenção para como o ensino pode enriquecer a vida do professor, mesmo enquanto ele procura aprofundar e ampliar o conhecimento, a compreensão e o desempenho dos estudantes. A poética também esclarece por que a oferta do ensino ocorre somente se o professor se entrega e se torna receptivo a tal atividade, uma tarefa que apela tanto à disposição pessoal quanto à preparação formal do docente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.