Uma poética do ensino¹

Autores

  • David T. HANSEN²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.601

Resumo

A idéia de uma poética do ensino contribui para uma visão holística do trabalho. Tal idéia considera o ensino maior do que a mera soma de suas partes funcionais, tais como a preparação do currículo, a administração educacional e a avaliação da aprendizagem do aluno. Uma visão holística do ensino reúne ao mesmo tempo as dimensões estéticas, intelectuais e morais dessa atividade, que normalmente são abordadas separadamente, quando o são, tanto na pesquisa quanto na prática. Ao servir a essa função, a poética do ensino esclarece a nossa representação do que o trabalho oferece a quem desenvolve essa atividade. A poética chama a atenção para como o ensino pode enriquecer a vida do professor, mesmo enquanto ele procura aprofundar e ampliar o conhecimento, a compreensão e o desempenho dos estudantes. A poética também esclarece por que a oferta do ensino ocorre somente se o professor se entrega e se torna receptivo a tal atividade, uma tarefa que apela tanto à disposição pessoal quanto à preparação formal do docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

HANSEN², D. T. (2021). Uma poética do ensino¹. Educação Em Revista, 6(1), 95–128. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.601

Edição

Seção

Artigos